Início Cidades Sedec faz balanço dos 100 primeiros dias de gestão

Sedec faz balanço dos 100 primeiros dias de gestão

Os primeiros 100 dias de gestão do secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, foram marcados pela formalização e qualificação dos empreendedores para a retomada econômica do município. Só nos primeiros 100 dias mais de mil empreendedores foram formalizados. Com isso, Camaçari chegou a marca de 16,7 mil Microempreendedores Individuais (MEIs).

Os processos de formalização e atendimentos foram feitos através da Central do Empreendedor, espaço responsável não só por possibilitar que trabalhadores informais se tornem MEIS, mas por auxiliar na viabilidade e liberação de alvarás de baixo risco.

http://camacarinaintegra.com.br/wp-content/uploads/2020/05/300x250.png

Pensando na retomada da economia no município, a Sedec renovou o convênio junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para investimento de 2,6 milhões visando formalizar e qualificar empresários e microempreendedores do município. A ideia da parceria é focar o investimento em três eixos principais: o comércio, a indústria, e o turismo na costa de Camaçari.

Por meio do aditivo, o Sebrae que já iniciou a abertura das inscrições, busca preparar empresários para o melhor posicionamento da empresa e do negócio na internet, fornecendo de forma gratuita o site, loja virtual e rede social para superar as dificuldades criadas com a pandemia.

Além disso, o convênio atuará para garantir consultoria financeira, orientação na área de recursos humanos, planejamento estratégico e auxiliará também na intermediação da concessão de crédito.

Na costa, também há um plano forte voltado para atender o turismo e a economia das praias, por meio de cursos que visam o melhor atendimento ao cliente, higienização, segurança, padronização e melhor marketing para aquecer a economia do setor.

A Sedec através de Waldy, buscou ainda, nos primeiros três meses, o apoio das instituições financeiras e atuou na intermediação para a instalação da primeira agência do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) no município, de modo a permitir a oferta de crédito para o microempreendedor.

Além do Sicoob, a Sedec estabeleceu parcerias com outros bancos públicos, como o Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com a finalidade de atender a demanda de crédito, permitindo um atendimento individualizado e sem burocracia para empreendedores da sede e da costa de Camaçari.

No mês de maio, a secretaria provocará a primeira rodada de encontros com bancos, o Sebrae e empreendedores na Casa do Trabalho e em Arembepe, para satisfazer a demanda respectiva da sede e costa do município.

http://camacarinaintegra.com.br/wp-content/uploads/2020/05/300x250.png