Programa Sesau Fila Zero ultrapassa 27 mil procedimentos realizados e 12-mil pessoas atendidas

Em 36 dias de atividades, o Sesau Fila Zero, lançado dia 10 de janeiro, já realizou 27.858 procedimentos entre consultas, exames, avaliações pré-cirúrgicas e cirurgias eletivas. No total, foram beneficiadas até aqui, 12.600 pessoas. A ação atende diariamente, de segunda a sábado, 350 pessoas, sendo 100 para pré-operatórios e 250 para exames e consultas.

O Sesau Fila Zero tem a meta de zerar a fila da espera acumulada entre setembro de 2019 e agosto de 2021, especialmente durante o ponto alto da pandemia da Covid-19. Entre 10 de janeiro e 19 de fevereiro foram realizados em média 770 procedimentos por dia.

Até o momento, já foram realizadas 50 cirurgias de catarata que estavam na fila de espera. Esta semana as intervenções cirúrgicas eletivas continuam com as de hérnia, histerectomia e laqueadura, devendo ocorrer também as proctológicas, de cisto e plástica vaginal. Ainda em março serão iniciadas as ortopédicas.

Secretário da Saúde, Elias Natan comemora o bom andamento da ação e enfatiza mais uma vez que, “o Sesau Fila Zero está atendendo aos pacientes que estão na fila de espera entre setembro de 2019 e agosto de 2021. Nossa equipe tem ligado para essas pessoas e marcado o dia delas serem atendidas pelo programa. Mas, caso o cidadão esteja na fila de espera nesse período e não recebeu nenhuma ligação ou mensagem, pedimos que entre em contato pelo call center da Ouvidoria SUS 156 ou vá até a sua unidade de saúde. Pois, muitos cadastros estão com o número de telefone desatualizado e com isso há pessoas que não estamos conseguindo contato”.

Diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito explica que, “novas marcações de exames, consultas ou cirurgias eletivas têm ocorrido na demanda diária da Secretaria da Saúde. O Sesau Fila Zero está atuando na demanda reprimida. Enquanto isso, novos procedimentos têm sido atendidos rotineiramente na agenda atual da Sesau e dos prestadores credenciados”.