Especial dia do Vereador: Entenda a importância do legítimo representante da ‘Casa do povo’

O Dia Nacional do Vereador é comemorado anualmente e foi instituído pela Lei Federal nº 7.212, de 11/07/1984, que definiu o dia 1º de outubro, data qual o ex-imperador do Brasil oficializou as normas. O vereador é um agente político eleito para um mandato de quatro anos. É o representante legítimo do cidadão, faz o papel de ponte entre a população e o prefeito, está encarregado de funções executivas e legislativas, aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências dentro da Câmara dos Vereadores.

Na história política de Camaçari, temos como o vereador mais bem votado, Antônio Elinaldo (DEM), atual prefeito do município, tendo sido eleito em 2012 com 5.545 votos, resultado da popularidade e competência em seu primeiro mandato como vereador. Em outubro de 2016 foi eleito prefeito da quarta maior cidade da Bahia, com expressiva marca de 74.994 votos.

Memorando a data que marca o dia nacional do vereador, entrevistamos o ex-vereador e atual secretário do Desenvolvimento econômico de Camaçari, Waldy Freitas. “Ter sido vereador foi o marco mais importante da minha vida, pois representei meu município”, afirmou Waldy Freitas, além de ter sido vereador pela primeira vez em 1989, durante 4 mandatos consecutivos, é experiente a mais de 40 anos de serviço público prestado e vem atuando desde 1976 em diversos cargos na administração pública. Desempenhou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Camaçari por 3 períodos, foi secretário do Turismo, da Habitação, foi candidato à vice-prefeito. Durante seus mandatos, Waldy se fez notório através da sua administração clara, convivência harmoniosa com todos os vereadores, destacou-se ainda na construção do anexo da Câmara, foi também relator da Lei Orgânica Municipal, entre outros.

O vereador Jamelão, eleito para seu primeiro mandato em 2016 falou sobre a importância da vereança. “O vereador é um cargo de grande importância para o poder legislativo, cabe a ele fiscalizar as atividades do Poder Executivo e sugerir caminhos para o crescimento do município sempre ao lado do povo. Parabéns a todos os vereadores que cumprem seu papel de fiscalizadores e representantes do povo, comprometidos com nosso município.” Finaliza.