Elinaldo vence o prêmio ‘Prefeito Empreendedor’ do Sebrae com o projeto ‘Hub de Negócios’ da Sedec

Há mais de 20 anos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) criou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e, na cerimônia da XI edição etapa Bahia, que aconteceu na noite desta terça-feira (24/5), o prefeito Elinaldo Araújo recebeu o prêmio na categoria Sala do Empreendedor, pelo Projeto Hub de Negócios, que incentiva e promove as micro e pequenas empresas locais.

O chefe do Executivo agradeceu e dedicou a vitória aos servidores da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) de Camaçari, representados pelo titular da pasta, Waldy Freitas. “Estou muito feliz, não por mim, mas por esta equipe que merece. Eu sei o quanto Waldy se dedicou, acreditou, e me trouxe aqui, dizendo que tínhamos grandes chances de vencer”, discursou o prefeito Elinaldo, ressaltando que, “Camaçari teve dois momentos. Um antes do Sebrae, e outro após o Sebrae”.

Acompanhando o gestor municipal no evento, o secretário Waldy Freitas comentou sobre o significado desta premiação para a Sedec. “Este momento é importantíssimo para nós. A orientação do nosso prefeito é para cuidar do micro e pequeno empreendedor, e essa vitória de hoje reflete o resultado de todo nosso trabalho”.

A cerimônia, que aconteceu no Auditório do Sebrae Bahia, no bairro Costa Azul, em Salvador, reuniu representantes de 25 municípios baianos. Entre as categorias do prêmio estão: Cidade Empreendedora; Inovação e Sustentabilidade; Desburocratização; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Compras Governamentais, além da Sala do Empreendedor, da qual o prefeito Elinaldo saiu vitorioso.

Sobre a cidade despontar à frente de municípios tão importantes da Bahia, o gestor da Agência Sebrae Camaçari, Daniel Santana, destacou, “Camaçari receber o prêmio Prefeito Empreendedor é, primeiramente, mérito da gestão, por ter esta visão de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas locais, e isto soma muito com a nossa missão. Este prêmio mostra que todo trabalho valeu à pena, foi bem-feito, e que merece todo reconhecimento”.

Ocupando a liderança na Região Metropolitana em número de Microempreendedores Individuais (MEIs), a Prefeitura, através da Sedec, se destaca pelo atendimento descentralizado e gratuito, realizado nas quatro Centrais do Empreendedor, implantadas na sede, em Vila de Abrantes, em Arembepe e Guarajuba; e também através da Central Itinerante, uma unidade móvel que chega às regiões mais distantes do centro urbano.

Até o ano de 2019, quando foi implantada a primeira Central do Empreendedor na cidade, havia nos cadastros de empresas abertas, um total de 11.179 empreendedores formalizados. Com a criação do Hub de Negócios, fruto da parceria entre a Sedec e o Sebrae, foram implantadas as extensões da central também na costa, para melhor atender ao cidadão e, atualmente, estão cadastrados cerca de 21 mil MEIs, representando um aumento significativo na empregabilidade e na circulação de renda do município.