Elinaldo destaca projetos para 2022 durante abertura dos trabalhos na Câmara Municipal

O prefeito Elinaldo Araújo participou, na manhã de terça-feira (22/2), da abertura dos trabalhos legislativos do 1º período de 2022 e divulgou projetos que serão executados no decorrer do ano. A solenidade ocorreu no Plenário Osvaldo Nogueira, na Câmara Municipal, onde foi exibido um vídeo com um resumo dos avanços alcançados no município desde o ano de 2017, dando ênfase aos serviços de mobilidade, infraestrutura, saúde e educação ofertados à população.

O clima de expectativas em torno do novo ano segue positivo entre os parlamentares. Para o presidente da Casa, vereador Júnior Borges, o ano será de muito trabalho e de novidades importantes para o fortalecimento do Legislativo e do trabalho voltado para a sociedade camaçariense.

“Estamos com excelentes perspectivas para 2022. Seguimos trabalhando em novos projetos, no aprimoramento das tecnologias, inovação do que já foi implantado aqui na Câmara, além de novas ações de modernização que estarão conectadas com o que o povo de Camaçari espera do Poder Legislativo. Esperamos avançar e trazer novidades, pois esta Casa não se furtará em continuar trabalhando para defender aquilo que é primaz”, disse o presidente ao acrescentar que “a Câmara estará vigilante ao lado do povo”.  

O chefe do Executivo foi recebido sob aplausos pelos presentes. Em seu discurso, deu as boas-vindas e agradeceu o empenho e apoio dos vereadores, que garantiu a execução dos projetos da administração municipal em prol das melhorias para a população de Camaçari.

Além disso, o prefeito Elinaldo fez questão de pontuar os esforços e as ações de governo realizadas pelas secretarias e órgãos municipais no enfrentamento à pandemia da Covid-19, cujas ações se iniciaram em 2020, assim como destacou os serviços executados para atender o povo, a exemplo da duplicação do Viaduto do Trabalhador, o Trevo da Cascalheira e o novo Horto Florestal Linaldo da Silva.

“Estou aqui para, acima de tudo, exercer o meu papel de cidadão, pois esta é a casa do povo. Vamos focar e continuar trabalhando no que é importante para a população e nada vence o trabalho, nada vence a verdade”, destacou o prefeito.

“Já é possível ver em cada canto da cidade os avanços alcançados nestes cinco anos dedicados à nossa gente. Camaçari já é uma nova cidade, um lugar melhor para se viver. Nem mesmo as adversidades vindas com um cenário pandêmico tiraram Camaçari dos trilhos do desenvolvimento, onde ela se mantém firme”, continuou o prefeito Elinaldo.

O gestor sinalizou o esforço para executar o programa Sesau Fila Zero, que tem a missão de acabar com a lista de espera de quase 96 mil atendimentos e destacou as conquistas, ofertando mais de 100 procedimentos para a população. Distensionar as unidades de saúde; testagem rápida; consultas com especialistas; realização de exames e cirurgias; alta e média complexidade; urgência e emergência; novo Pronto Atendimento (PA) Nova Aliança, no Phoc, que será entregue em breve; também foram tópicos mencionados pelo gestor na perspectiva de mapear a cidade e distribuir a logística de serviços ofertados.

Apesar do cenário econômico incerto, em virtude das dificuldades com o coronavírus, a administração pública garantiu todos os benefícios assistenciais, além do Vale Cesta e Vale Merenda. As requalificações em escolas, a exemplo Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic), as aulas remotas, e o volta às aulas também foram citados durante o discurso do gestor. Na oportunidade, o prefeito falou em primeira mão que, “a gestão está se esforçando para ofertar aos alunos, além da merenda, o café da manhã”.

Ainda na ocasião, além das secretarias da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc), o gestor apresentou um balanço e citou os trabalhos executados em 2021 pelas secretarias do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv); do Desenvolvimento Econômico (Sedec); do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap); do Turismo (Setur); do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM); de Relações Institucionais (Serin); da Cultura (Secult); dos Serviços Públicos (Sesp); do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes); da Ouvidora-Geral; da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec); da Infraestrutura (Seinfra); e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

Para 2022, o prefeito destacou a requalificação do PA de Monte Gordo, na costa do município; a implantação do Centro de Referência da Mulher, na Gleba B, para fortalecer as políticas para as mulheres; a licitação dos computadores para os professores; a oferta do material e fardamento para os estudantes; a requalificação da Praça da Matriz de Vila de Abrantes; a Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, conhecido como Tudão, também em Vila de Abrantes; a Praça do Papagaio, em Jauá; além do novo recurso para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O prefeito entregou aos parlamentares o livro produzido pela gestão, com um balanço das principais e mais relevantes ações da Prefeitura de Camaçari no ano de 2021. O ato contou com a presença da primeira-dama, Ivana Paula; do vice-prefeito, José Tude; secretários e subsecretários municipais; procuradores; diretores de autarquias, autoridades militares e religiosas; representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Camaçari; Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari (Sicomércio); imprensa; e convidados.

Por conta das medidas de combate à pandemia, o acesso ao plenário foi limitado. A solenidade foi transmitida pela TV Câmara, canal 25.1 da TV Litorânea, e também pelo Canal do YouTube da Câmara Municipal, assim como pela Fanpage do Facebook do órgão.